PRIMEIROS DENTINHOS: Como começar a escovação?

A partir do momento que os primeiros dentinhos do bebe começam a nascer, a escovação precisa fazer parte da rotina diária da criança. Lá pelos 6 meses, é possível identificar o primeiro dentinho e mesmo que o bebe apenas mame, é preciso cuidar da saúde bucal desde cedo para evitar cáries.  

Mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, existem algumas coisas que precisam ser feitas para garantir a saúde bucal do bebe, como por exemplo, pelo menos 2 vezes por dia deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua com um pano ou gaze úmida, especialmente, antes de colocar o bebe para dormir. Outra opção válida é usar uma dedeira própria para a limpeza, porém, isso só pode ser feito após os 3 meses de vida. 

 

COMO FAZER DEPOIS DO NASCIMENTO DOS PRIMEIROS DENTES? 

  • Antes do primeiro ano de idade 

Quando os primeiros dentinhos aparecem, é aconselhado que seja utilizada uma escova de dentes própria para a idade do bebe, com as cerdas bem macias, cabeça pequena e punho grande. 

 

  • Após um ano de idade 

A partir de um ano, deve-se escovar os dentes do bebe utilizando uma escova e pasta de dentes própria para a idade. Elas possuem menor concentração de flúor, diminuindo as chances de manchas brancas nos dentes. 

A quantidade ideal de pasta de dente é o equivalente ao que caberia na unha do dedo mindinho do bebe. Devem ser escovados todos os dentes, na parte da frente e de trás, com muito cuidado para não machucar a gengiva da criança. 

 

Se a criança conseguir segurar a escova sozinha, deve-se deixar que ela mesma escove seus dentes para que ele possa ir se habituando. No entanto, os pais devem ajudar escovando novamente os dentes no final para garantir que a limpeza foi completa. 

QUANTAS VEZES DEVEM SER ESCOVADOS OS DENTES? 

Para os bebês, deve ser realizada a escovação sempre após as refeições, porém, como nem sempre é possível que isso seja feito, recomendamos que ela seja realizada pelo menos duas vezes ao dia, sendo a última sempre antes de dormir. 

 

ESCOVAÇÃO DA LÍNGUA DO BEBÊ 

Realizar a escovação da língua do bebê é tão essencial quanto a dos dentes. Resíduos deixados na língua ajudam na propagação de bactérias, causando mau hálito e gosto ruim na boca. 

 

É muito importante começar a ter os cuidados com a higiene bucal do bebe desde seus primeiros meses de vida. Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é preciso realizar a escovação correta para evitar o aparecimento de cáries. Sempre leve a criança, ao menos, uma vez por ano ao dentista para verificar se o crescimento dos dentes está correto e saudável. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.