DIABETES E SAÚDE BUCAL: Entenda a relação

Diabetes é uma doença que está presente no dia a dia de muitas pessoas. Ela é uma doença crônica, na qual o corpo não produz ou não consegue empregar de forma adequada a insulina. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, além de ser utilizada para transformar o que obtemos em energia. 

Porém, essa doença causa algumas alterações em nosso corpo, sendo uma delas, na saúde bucal. Um dos sintomas afeta diretamente a gengiva, pois a doença prejudica a circulação sanguínea na área da boca. 

Confira outros problemas bucais causados pela diabetes: 

Doença Periodontal 

Existe uma conexão entre as doenças periodontais e a diabetes. 

Devido a baixa resistência e um longo processo de cura, doenças periodontais são mais frequentes em pessoas com diabetes. Por outro lado, o tratamento dessa doença ajuda a melhorar o controle de açúcar no sangue.  

Infecções Fúngicas 

A diabetes compromete todo o sistema imunológico, deixando o paciente mais propenso a desenvolver doenças fúngicas. Os sintomas incluem úlceras e dificuldades de ingestão. 

Infecção e longa cicatrização

Ao realizar uma cirurgia oral em um paciente com diabetes, é preciso avaliar a necessidade de prescrição de antibióticos, para minimizar o risco de infecção.  

É muito importante manter um diálogo aberto entre dentista e paciente, principalmente para que o paciente nessa condição tenha todas as orientações necessárias para manter bons hábitos de higiene e saúde bucal. Tenha em mente o estado de saúde de cada paciente e oriente-o adequadamente. 

É essencial que a higiene bucal completa seja realizada diariamente, pois um paciente com diabetes possui alta concentração de glicose no sangue, o que facilita o desenvolvimento de bactérias, favorecendo a proliferação de cáries. Uma solução para essa concentração excessiva de glicose no sangue, é a prática regular de exercícios físicos, que ajudam a manter esses níveis controlados. 

 

A Oralprox é representante da marca Curaprox, referência na área odontológica. Além de escovas de dentes de alta qualidade, é possível encontrar cremes dentais específicos e outros produtos que vão ajudar na sua higiene diária. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.