Escovação: Você sabe fazer a escovação correta de seus dentes?

Desde pequenos, somos orientados pelos nossos pais a realizar a escovação correta de nossos dentes. “Não esquece os de cima”, “já escovou a língua?” São frases bem comuns quando estamos nessa fase de aprendizagem, mas será que hoje, depois de adultos, estamos fazendo a escovação correta? Com o passar dos anos, podemos criar alguns maus hábitos, como realizar uma escovação muito forte ou descuidar dos dentes posteriores, além de utilizar produtos de baixa qualidade, que algumas vezes podem ser prejudiciais para nossa saúde. 

Algumas pessoas acreditam que utilizar apenas o fio dental ou o enxaguante bucal é suficiente para realizar a higiene bucal, mas isso não é verdade. A escovação completa precisa ser feita pelo menos 2 vezes por dia, com todo o cuidado e auxílio de produtos de alta qualidade. É importante ressaltar a importância de visitar um médico dentista regularmente, para que ele possa te passar as orientações corretas de acordo com o seu caso. 

Para te ajudar na escovação diária, separamos algumas orientações essenciais. Veja: 

ESCOVAÇÃO DENTES INFERIORES: 

Comece com a parte externa dos dentes inferiores dos dois lados. Para uma escovação mais completa, posicione sua escova no molar posterior, deixando-a metade na gengiva e metade no dente. Incline a escova ligeiramente em direção à gengiva, para retirar resíduos que podem causar gengivite. 

Após escovar o lado externo dos dentes, mova a escova com pequenos movimentos circulares da parte posterior do último molar até os dentes seguintes. Dedique um tempo para cada dente individualmente, fazendo de 5 a 10 movimentos circulares por dente. Terminando, faça o contorno para o lado de dentro da boca, escovando ao redor dos molares posteriores, com pequenos movimentos, continuando para o lado interno.  

Escove o lado interno dos dentes, trabalhando em todos os dentes com movimentos circulares curtos, sem fazer força, alcançando até o último molar posterior do lado oposto ao que você começou. 

Agora, para escovar a parte interna dos dentes inferiores, procure manter sua escova na posição mais vertical possível. Com essa inclinação, mova a escova com pequenos movimentos, primeiro na parte interior de um dente e depois no outro. 

 

DENTES SUPERIORES 

Para escovar o lado externo dos dentes, comece pela parte posterior do molar mais recuado. Mantenha a cabeça em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas e dentes e trabalhe com a escova fazendo pequenos movimentos circulares de parte traseira do molar, seguindo para os demais dentes. Faça sempre movimentos circulares, sem utilizar força, evitando que sua gengiva seja machucada. 

Da mesma forma descrita para os dentes inferiores, escove ao redor de cada um deles com pequenos movimentos circulares. Fica mais fácil se a sua escova estiver na vertical. Em seguida, escove a parte interna dos dentes anteriores da mesma forma que orientamos os dentes inferiores, escovando um dente de cada vez. 

Outro ponto muito importante de lembrar é a escovação da língua. Além de garantir uma limpeza mais completa, ele elimina as bactérias causadoras do mau hálito. Para ajudar ainda mais na eliminação de placa e bactérias, considere fazer o uso diário de um enxaguante bucal. 

A Oralprox é representante da marca Curaprox, referência no mercado odontológico. Com produtos de alta qualidade, você garante a melhor higiene bucal para você e sua família. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.