Conheça a importância da limpeza profissional odontológica

out 14, 2022 | Dicas, Novidades

Ter uma vida saudável inclui a adoção de diversos hábitos e cuidados específicos com o corpo, sendo a manutenção da saúde bucal um deles. Considerando que a higienização adequada dos dentes pode influenciar de modo intenso no nosso bem-estar, é essencial salientar que se trata de uma ação que precisa ser diária e constante.

Nesse universo de busca por mais saúde e qualidade de vida, a profilaxia odontológica, também conhecida comumente como limpeza dental, ganha importância no sentido de colaborar para a prevenção de possíveis doenças bucais, além de contribuir para questões estéticas dos dentes. Além disso, o procedimento possibilita que o profissional que o esteja realizando possa identificar qualquer alteração na boca do paciente, facilitando, assim, o diagnóstico precoce de possíveis enfermidades na região.

Esta limpeza profissional se difere da escovação comum do dia a dia, porém, são complementares. Enquanto a higienização diária mantém a boca fresca e limpa, a profilaxia odontológica remove todas as placas bacterianas, o tártaro e as manchas que se acumulam com o passar do tempo, promovendo uma limpeza mais profunda. Na prática, o profissional especializado utiliza produtos e utensílios específicos para realizar raspagens e polimentos, para assim deixar a boca saudável e o sorriso mais bonito.

Principais benefícios do procedimento

A limpeza profissional odontológica, quando feita periodicamente em qualquer idade, oferece vantagens que vão além da limpeza dos dentes, atingindo a saúde da boca como um todo e a do nosso organismo de maneira geral. Com ela, é possível identificar as cáries e tratá-las antes mesmo que elas possam evoluir para casos mais complicados e graves, como canal, por exemplo, ou, ainda, evitar o desenvolvimento de doenças e desconfortos relacionados ao acúmulo de tártaro e placas, como a gengivite, periodontite, entre outras inflamações. 

Este procedimento também colabora para combater o mau hálito, que pode trazer muitos incômodos e afetar outras esferas da vida, além da saúde, como os relacionamentos sociais e a autoestima. Quando se faz a profilaxia dental com a frequência correta, em conjunto com os hábitos de higiene diários, é possível evitar o excesso de microorganismos que causam o mau hábito.

É fato que dentes saudáveis duram muito mais do que os que não recebem os cuidados necessários. No entanto, de maneira geral, com o passar dos anos, é comum que eles enfraqueçam. Porém, a profilaxia os torna mais saudáveis e fortes, evitando, em consequência, que haja a perda dos dentes na terceira idade ou até mesmo precocemente.

Por mais sorrisos saudáveis

A frequência indicada para a realização do procedimento é, em média, duas vezes por ano, ou seja, a cada seis meses, sempre com profissionais especializados. No entanto, conforme o caso do paciente, pode ser solicitado que a profilaxia seja feita entre períodos menores ou maiores. Vale ressaltar que essa limpeza profissional não substitui a escovação diária. Inclusive, com uma boa escovação, quando feita adequadamente, é capaz de diminuir a frequência das visitas ao consultório dentista por conta de problemas dentários. 

A saúde bucal está diretamente relacionada com os bons hábitos de higiene, incluindo os cuidados manuais que podem ser feitos durante a escovação diária, um hábito que costuma trazer bons resultados, é adotar o uso de escovas interdentais, que complementam a limpeza. 

Para saber como usar corretamente sua escova interdental, clique aqui

E o interessante é não procurar um especialista apenas quando sentir dor ou algum desconforto. Sendo assim, fazer visitas de rotina ao seu dentista é uma forma de investir na saúde bucal e em uma vida mais saudável em vários aspectos. 

Cadastre-se para ficar por dentro de novos conteúdos da Oralprox

    Ao enviar suar informações, você concorda com nossa Política de Privacidade.

    Você pode se interessar por estes artigos

    Abrir bate-papo
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?