Com a chegada do inverno, é normal que alguns cuidados com a saúde sejam adotados, principalmente, pensando em manter a imunidade em dia. Mas você sabia que o frio afeta também a sua saúde bucal? É bem comum no período, por exemplo, sofrer com dores de dentes, ocasionadas pelas sinusites ou mesmo ainda, pela inversão térmica.
Saiba mais sobre os cuidados com a saúde bucal no inverno.
Inversão Térmica
A inversão térmica é uma das causas de dores de dentes durante o inverno. Isso porque a temperatura dentro da boca é equivalente à temperatura do corpo humano, girando em torno de 36 °C e 37 °C, enquanto as temperaturas externas costumam ficar abaixo dos 15 °C.
Essa mudança de temperatura pode causar danos aos dentes, principalmente, em casos em que a dentina está exposta ou quando os dentes estão com algum tipo de lesão.
Para estes casos, é indicado o tratamento dessas condições pré-existentes, para evitar o agravamento, principalmente, das dores durante o período de inverno. Também é indicado, de modo geral, utilizar escovas de cerdas macias, como a Curaprox Ultra Soft 5460, por exemplo.
Sinusites que causam dores de dente
Quem sofre com as sinusites pode sentir-se mais suscetível a dores de dentes durante os meses mais frios do ano. Isso está relacionado com a inflamação da mucosa dos seios faciais, que acaba pressionando os dentes e causando desconforto.
Por muitas vezes, são as sinusites que acabam levando pacientes ao dentista por engano. Mas o jeito mais efetivo para se livrar do incômodo, é controlar as crises, com o acompanhamento médico especializado.
Gripes e resfriados
No caso de doenças como as gripes e resfriados, a atenção fica focada nas escovas dentais, pois o nível de contaminação por bactérias e vírus ficam elevados. O ideal é, após a melhora, realizar a troca da escova utilizada durante o período, evitando uma reinfecção ou até mesmo a propagação.
Bebidas quentes e dentes amarelados
Com o aumento da ingestão de bebidas quentes, outro problema bucal pode ser agravado durante o inverno: o amarelamento dos dentes. Para evitar, é preciso se atentar a dieta, bem como, manter os cuidados de higiene em dia: uma boa escovação com cremes dentais adequados, uso de fio dental e enxaguante.
Atenção ao consumo de alimentos doces
Com a chegada do inverno, muitas pessoas mudam seus hábitos alimentares em busca de se aquecer. Mas o aumento do consumo de alimentos açucarados pode impactar na saúde bucal. Portanto, atente-se aos excessos ao optar pelas guloseimas mais populares da época, como os chocolates quentes e fondues, por exemplo. É importante manter uma boa higienização oral após as refeições.