Qual a forma correta de guardar sua escova dental?

fev 15, 2023 | Dicas

A escova dental é aquele utensílio que faz parte de algumas atividades do dia a dia que, na maioria das vezes, fazemos de ‘modo automático’, como escovar os dentes: chegamos ao banheiro, pegamos a escova, colocamos o creme dental, escovamos os dentes, enxaguamos a escova e a colocamos novamente em cima da pia. Tudo isso sem, na verdade, parar para pensar se a forma como a acondicionamos está correta e se ela se manterá higienizada.

Provavelmente, você já tenha lido sobre como o banheiro é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, por isso o cuidado com a escova dental é imprescindível. Ainda mais que a lista de doenças causadas por acúmulo de bactérias na escova dentalnão é pequena, ela inclui: periodontite, gengivites, cáries, candidíase e até diarreia. Em casos mais graves pode até mesmo evoluir para cardiopatias e pneumonia. 

São motivos suficientes para pensar melhor sobre onde acomodar a sua escova, não é mesmo? Para tentar amenizar o acúmulo de germes e bactérias no utensílio, existem algumas dicas bem importantes. Confira a seguir!

Armazene a sua escova em um local ventilado

Nesse caso não estamos nos referindo a deixá-la exposta em cima da pia do banheiro. A forma correta de guardá-la é em um local fechado, porém que tenha ventilação. Essa é uma das razões também que colocar aquelas tampinhas não são uma boa ideia, já que as cerdas ficarão abafadas e propícias à proliferação dos germes. Se você tiver um armário no banheiro, mas que tenha frestas que permitam a ventilação, esse é o melhor lugar para acomodar a sua escova. Coloque-a na posição vertical em algum potinho aberto e apenas a retire quando for usar.

Não guarde escovas juntas

Outro detalhe é que não é uma boa ideia guardar as escovas dentais juntas, por exemplo, colocando-as lado a lado nesses recipientes. O principal motivo é que pode se formar uma ponte entre as bactérias, fazendo com que uma escova contamine a outra. A melhor maneira de guardá-la é cada uma em seu potinho ou garantindo uma certa distância entre elas. 

Nunca deixe a escova ao lado do vaso sanitário

O motivo pelo qual não devemos deixar as escovas próximas ao vaso sanitário é evidente, ainda que você o mantenha sempre limpo, é o local onde se acumulam o maior número de bactérias. Por isso, opte por sempre fechar a tampa ao dar a descarga, para evitar que coliformes fecais se espalhem no ambiente – inclusive atingindo a sua escova dental.

Profissionais indicam que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros entre a escova dental e o vaso sanitário. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível, por isso, a importância de ter um local fechado onde guardá-la – lembrando que gavetas não são bons locais para acomodar o utensílio, tanto pela baixa ventilação, como pelo fato delas estarem na posição horizontal e acumular resquícios de água e creme dental. 

Limpe com frequência o porta-escovas

Outro ponto importante é sempre limpar o seu porta-escovas, pois a própria sujeira do recipiente pode migrar para a sua escova e, invariavelmente, afetar a sua boca. Por isso, limpe-o com detergente e água pelo menos duas vezes na semana. Além disso, lembre-se de sempre fazer a higienização da sua escova dental. Você pode fazer isso mergulhando-a em um pouco de antisséptico bucal. Por fim, ainda que você mantenha tudo em ordem quanto ao armazenamento e higienização, lembre-se que o recomendado é fazer a sua troca a cada três meses.

Cadastre-se para ficar por dentro de novos conteúdos da Oralprox

    Ao enviar suar informações, você concorda com nossa Política de Privacidade.

    Você pode se interessar por estes artigos

    Abrir bate-papo
    Olá 👋
    Podemos ajudá-lo?