Usado como um método complementar à escovação mecânica dos dentes, o enxaguante bucal é uma ótima alternativa, que contribui no controle das cáries, placas bacterianas, gengivites e até do mal hálito – quando a origem é bucal.
É bastante comum encontrarmos nas farmácias e supermercados produtos de diversas marcas e indicações e, embora, sejam vendidos livremente, os enxaguatórios, como também são conhecidos, contêm características em suas formulações que os diferenciam e a indicação correta de qual pode ser usado deve ser feita, preferencialmente, por um profissional.
Isso é importante porque os enxaguantes podem, por exemplo, desequilibrar a microbiota da boca, se não forem utilizados corretamente. Além disso, dependendo da sua necessidade será preciso um enxaguante especial. Por isso, eles são divididos em dois grupos: os estéticos e os terapêuticos. Você conhece a diferença entre eles?
Os enxaguantes bucais cosméticos
Os enxaguatórios cosméticos têm fórmulas enriquecidas para atuar no controle da proliferação de bactérias, de cáries e da sensibilidade, além de deixar o hálito fresco, temporariamente, após a escovação. Esses produtos não atuam diretamente combatendo algumas doenças. São, portanto, apenas métodos complementares à higienização diária dos dentes.
Ainda assim, é necessário estar atento ao seu uso, pois algumas formulações têm como componente o álcool que, quando usado continuamente, pode provocar descamação dos tecidos moles da boca, inibição das glândulas salivares e ressecamento da mucosa bucal. Vale ressaltar que o álcool é indispensável em algumas formulações, por isso ele, muitas vezes, tem que estar lá. Outros, por exemplo, têm flúor, e é preciso saber corretamente se podem ser usados diária ou semanalmente. Por isso, é importante a indicação de um dentista.
Os enxaguantes bucais terapêuticos e as vantagens do PerioPlus da Curaprox
Os enxaguantes terapêuticos têm agentes específicos para combater cárie, placa bacteriana e gengivite. Eles contêm, necessariamente, o gluconato de clorexidina, um antimicrobiano usado para tratar estágios iniciais de afecções na gengiva. Esse tipo de enxaguante também é indicado para pós-cirúrgicos. Os terapêuticos atuam, portanto, para o equilíbrio da saúde bucal.
Entretanto, o uso contínuo desses enxaguatórios específicos, como todo medicamento, pode provocar alguns efeitos colaterais como manchas no esmalte dentário, na pigmentação de restaurações e até mesmo alteração no paladar. É aqui que entra a diferenciação dos enxaguantes terapêuticos PerioPlus da Curaprox, que contêm bioflavonoides naturais extraídos da laranja amarga (citrus aurantium amara), o CITROX®.
O CITROX® na formulação do PerioPlus permite que o inconveniente da alteração no paladar seja resolvido, você não terá esse problema. Outra vantagem diz respeito à pigmentação nos dentes, que podem ocorrer devido à presença do gluconato de clorexidina na formulação. Com o PerioPlus isso também pode ocorrer, porém se utilizado corretamente com algumas indicações esse efeito pode ser minimizado.
Além disso, os bioflavonoides existentes no CITROX® também têm propriedades antibacterianas, assim como o gluconato de clorexidina, portanto, a combinação dos dois é excepcionalmente eficaz. Sem contar que o sabor do PerioPlus foi desenvolvido para ser agradável, diferentemente dos demais enxaguatórios terapêuticos a base de clorexidina. Devido ao CITROX® e ao aromatizante que foi desenvolvido por especialistas com sabor da Givaudan.
Mas, atenção, apenas utilize apenas PerioPlus ou outros enxaguatórios de gluconato de clorexidina de acordo com as recomendações do seu dentista. Em circunstâncias normais, numa base diária, este produto não é necessário – pois as escovas de dentes e o fio dental são suficientes para a higienização das gengivas e da mucosa oral.
A Oralprox tem um vasto catálogo de produtos que podem te ajudar nesses cuidados diários e na sua saúde bucal!
Acesse e conheça.