Mau hálito: saiba quais são as causas e o tratamento para a halitose 

maio 3, 2022 | Dicas, Novidades

O mau hálito é uma condição que causa muito incômodo e mais comum do que se imagina: 1 em cada 4 pessoas adultas possuem a temida halitose. A melhor maneira de combater o mau hálito e descobrir as causas e realizar um tratamento adequado. 

Quais são as principais causas? 

Na maioria dos casos, o mau hálito está ligado a problemas que começam na boca. Em casos mais graves, pode estar relacionado a outras condições, como doenças do estômago. Contudo, a halitose está relacionada à questões bucais em mais de 90% dos casos. Confira a seguir algumas das mais comuns: 

Proliferação de bactérias: o acúmulo de bactérias na boca pode influenciar o surgimento da halitose. A quantidade de bactérias presentes na boca geralmente está relacionada aos alimentos que consumimos e caso não sejam bem mastigados podem ficar presos nos dentes e boca e junto a uma higienização inadequada, criam o ambiente propício para que as bactérias se proliferem. 

Alimentos: além dos pedaços de comida que podem ficar presos na boca sem a correta escovação e higienização, alguns alimentos podem contribuir para a halitose, como no caso do alho, cebola e especiarias. 

Tabagismo: outro fator que pode causar o mau hálito é o hábito de fumar. O odor forte do tabaco e outras substâncias presentes nos cigarros, charutos e outros podem ocasionar halitose, além de também influenciarem no surgimento de outras doenças, como o câncer de boca, por exemplo. 

Boca seca: A falta de uma salivação adequada pode ocasionar mau hálito. A saliva auxilia na limpeza da boca, ajudando a remover as partículas de alimentos que podem ficar presas. 

Má escovação e higienização: deixar de escovar e higienizar a boca ou fazer isso de maneira inadequada, causa mau hálito. Somente com uma boa escovação, uso de fio dental e enxaguante pode garantir que as bactérias sejam eliminadas, bem como evitar que os alimentos fiquem presos e acumulados nos dentes e boca. 

Periodontite: a periodontite é uma doença que afeta as gengivas, ocasionada por uma infecção gengival e que pode danificar o osso maxilar. Geralmente está relacionada com o fator descrito anteriormente: a má escovação. 

Outras condições médicas: doenças respiratórias que ocasionam infecções e inflamações nos seios nasais, pulmões ou gargantas podem se relacionar ao surgimento da halitose, por conta do acúmulo de secreções. Doenças dos rins, fígado, estômago e diabetes também estão relacionadas ao mau hálito. 

Como combater o mau hálito? 

O primeiro passo, é descobrir a causa do mau hálito, pois definindo os fatores que estão relacionados à causa da halitose, fica mais fácil tratar o problema. 

Invista na escovação adequada: escove os dentes diariamente, pelo menos 3 ao longo do dia, após as principais refeições. Aprenda como escovar os dentes da maneira correta

Adicione o fio dental, raspador de língua e enxaguante bucal em sua rotina: além da escovação, outros itens são indispensáveis para a higienização da boca e dos dentes: o fio dental, o raspador de língua e o enxaguante bucal. O fio dental garante que pedaços de comida sejam limpos de pontos onde a escova não alcança, o raspador garante que a língua seja higienizada de forma adequada e o enxaguante complementa a limpeza, com ingredientes que auxiliam a combater as bactérias e os elementos que podem ocasionar maus odores. 

Procure ajuda médica: não deixe de consultar o seu dentista ou médico para investigar outras possíveis causas para a halitose. Um diagnóstico completo pode ajudar no tratamento, eliminando de vez o incômodo. 

Cadastre-se para ficar por dentro de novos conteúdos da Oralprox

    Ao enviar suar informações, você concorda com nossa Política de Privacidade.

    Você pode se interessar por estes artigos

    Escova elétrica ou manual: qual é melhor para você?

    Escova elétrica ou manual: qual é melhor para você?

    Você já parou em frente a uma escova elétrica na prateleira e pensou: “Qual a diferença entre essa e a tradicional?”Ou até: “Será que vale a pena investir em uma dessas?”   Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre escovas elétricas e manuais — e...