Saúde Bucal Infantil: como cuidar dos dentes de crianças e bebês

dez 19, 2022 | Dicas, Novidades

Um dos cuidados essenciais que precisamos assumir em nossa vida para a manutenção da saúde e bem-estar é com a higiene bucal. Ela deve ser uma ação diária, que começa desde os primeiros meses de vida e se estende até a terceira idade. E para que tudo seja feito de maneira adequada e segura, principalmente para as crianças, as escovas precisam ser próprias para cada fase da vida. 

Considerando que há diferenças significativas nos tipos de escovas dentais, ao utilizar os equipamentos apropriados e de maneira correta, a garantia de uma saúde bucal de qualidade é certeira. Sendo assim, apresentamos dois tipos de escovas dentais indicadas conforme a idade, o crescimento e o desenvolvimento bucal e suas principais diferenças. Confira abaixo:

Curaprox Baby

Recomendada para crianças de zero a quatro anos, esta escova apresenta determinadas propriedades que contribuem para a sua maior durabilidade, além de atender aos comportamentos de quem a utiliza, como a rigidez mais elevada, diante do costume de morder. É um produto que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a transição do uso do estimulador para a escova, dando continuidade e adaptando o hábito de higiene bucal. Com 4260 cerdas da CUREN, anéis emborrachados e peças que a deixam em pé sozinha, a escova Curaprox Baby pode tornar o momento de escovação mais divertido e produtivo.   

Curaprox Kids

Quando as crianças passam dos cinco anos de idade é a hora de mudar o tipo de escova dental para uma um pouco mais macia. Isso porque elas estão passando pela fase de troca dos dentes e a maciez faz com que a escovação seja mais confortável diante das “janelinhas” que deixam a gengiva mais sensível. O uso desse tipo de escova é aconselhável até os 12 anos e na fase adulta também, quando toda a formação dentária já está completa.

A Curaprox Kids apresenta cabo de plástico curto, uma cabeça compacta com 5500 cerdas com fibras de poliéster CUREN e filamentos com medida de 0,09 milímetros de diâmetro, com pontas arredondadas. Tais características proporcionam uma escovação completa e eficaz, sem provocar danos na gengiva e conservando o esmalte dos dentes.  

Demais cuidados com a saúde bucal

Além de escovar os dentes na frequência certa e com os utensílios apropriados, há outros fatores que interferem de maneira significativa nos cuidados com a higienização dos dentes e da boca como um todo. Limpar a gengiva dos bebês após as mamadas, realizar a escovação a partir do nascimento do primeiro dente, não deixar de utilizar o fio dental e fazer visitas preventivas a um profissional especializado são alguns deles. 

Dessa maneira, é possível prevenir cáries e infecções, contribuindo assim para a qualidade de vida de maneira geral. Vale ressaltar que crianças menores de seis anos necessitam de acompanhamento na escovação, para que aprendam a maneira correta de fazer a higienização e, com o passar do tempo, não tenham receios e possam realizá-la sozinhas. Cuidar da saúde bucal é investir em bem-estar.

Cadastre-se para ficar por dentro de novos conteúdos da Oralprox

    Ao enviar suar informações, você concorda com nossa Política de Privacidade.

    Você pode se interessar por estes artigos

    Escova elétrica ou manual: qual é melhor para você?

    Escova elétrica ou manual: qual é melhor para você?

    Você já parou em frente a uma escova elétrica na prateleira e pensou: “Qual a diferença entre essa e a tradicional?”Ou até: “Será que vale a pena investir em uma dessas?”   Neste artigo, você vai entender as principais diferenças entre escovas elétricas e manuais — e...